quinta-feira, 5 de julho de 2012

corpo humano


1. Cite uma semelhança estrutural entre uma célula bacteriana e uma célula humana?
Ambas as células são delimitadas por uma membrana que separa seu interior do meio exterior. Essa membrana permite apenas a passagem de moléculas muito pequenas (micronutrientes).
2. Do que elas precisam essencialmente para sobreviver?
Necessitam de matéria e energia.
3. Defina endocitose.
A endocitose é o processo de entrada de substâncias no interior de uma célula viva através da membrana plasmática.
4. Determine o que são as enzimas e a sua função.
As enzimas são proteínas especializadas em quebrar moléculas, mais especificamente em quebrar macronutrientes em micronutrientes. Estão presentes na digestão e são fundamentais neste processo.
5. Cite uma semelhança entre a nutrição unicelular e a pluricelular.
As duas têm como principal função a obtenção de energia e de matéria a partir da quebra e absorção dos alimentos.
6. Qual é a função do processo de digestão dos seres vivos?
Quebrar macronutrientes (carboidratos, proteínas e lipídios) em micronutrientes (glicose, aminoácidos e ácidos graxos), respectivamente capazes de serem absorvidos e metabolizados.
7. Diferencie a nutrição dos seres unicelulares para os seres pluricelulares.
Os seres unicelulares realizam o processo de digestão extracelular através de exoenzimas e da endocitose. Já os seres pluricelulares, como os seres humanos, realizam o processo de digestão através de um sistema de órgãos destinados para este fim.
8. Destaque o caminho feito pelo alimento no tubo digestório citando os órgãos envolvidos.
Boca, faringe, esôfago, estômago, intestino (delgado e grosso) e ânus.
9. Quais são as glândulas anexas presentes no sistema digestório?
Existem as glândulas salivares presentes na boca (parótidas, submandibular e sublingual), o pâncreas, o fígado e a vesícula biliar.
10. Diferencie a digestão física da digestão química.
A digestão física acontece por meio da mastigação e dos movimentos peristálticos (movimentos involuntários que transportam o bolo alimentar no tubo digestório). A digestão química acontece por meio das enzimas digestivas na boca, no estômago e no intestino.
11. Em quais órgãos acontece a digestão física?
Boca e estômago.
12. E a digestão química?
Boca estômago e intestino delgado.
13. O organismo obtém energia a partir dos micronutrientes. Qual a principal via metabólica da ser humano?
A digestão dos carboidratos em moléculas de glicose, principal fonte de energia para os seres vivos em geral.
14. Como corre a digestão dos carboidratos?
Os carboidratos (amido) começam a sofrer ação da amilase salivar presente na saliva na boca e da amilase pancreática presente no suco pancreático no intestino delgado. Com a ação das enzimas os carboidratos são reduzidos a moléculas de glicose que são absorvidos pelo intestino delgado no íleo. Daí vai para o sangue onde podem entrar nas células ou ir para o fígado sendo transformadas em glicogênio. Se forem para as células, a glicose será quebrada e a energia de suas ligações formará o ATP que é o composto que dá energia para o nosso corpo (respiração celular).
15. Qual a função da saliva?
Umedecer os alimentos e iniciar a digestão química do amido pela ação da amilase salivar ou ptialina.
16. Relacione o papel do fígado e o metabolismo da glicose.
Após a digestão e absorção dos carboidratos no intestino, a glicose vai para o sangue. Uma vez no sangue ela se dirige para as células do corpo onde podem ser utilizadas na produção de energia. O excesso de glicose no sangue vai para o fígado onde é transformada em uma substância de reserva chamada glicogênio.
17. O que é o glicogênio?
É uma substância formada por muitas moléculas de glicose unida umas as outras e serve como substância de reserva armazenada no fígado. É utilizada quando o nível de glicose no sangue diminui.
18. Diferencie polissacarídeo, dissacarídeo e monossacarídeo dando exemplos.
Os carboidratos são divididos em:
Polissacarídeos – Formados por muitos monossacarídeos. Ex: Amido e glicogênio.
Dissacarídeos – Formados por duas moléculas de monossacarídeos. Ex: Sacarose (glicose+frutose), Maltose (glicose+glicose) e Lactose (glicose+galactose).
Monossacarídeo – É a principal fonte de energia dos seres vivos e são produzidos principalmente pelo processo de fotossíntese vegetal.
19. Explique como ocorre a manutenção da glicemia sanguínea.
Após a digestão e absorção dos alimentos a taxa de glicose no sangue aumenta de forma considerável. O fígado recolhe o excesso de glicose e transforma em glicogênio. Na medida em que o nível de glicose no sangue diminui, o fígado quebra o glicogênio e lança moléculas de glicose no sangue.
20. Identifique os órgãos do sistema respiratório e explique suas respectivas funções.
Fossas nasais, faringe, laringe (onde se encontram as pregas vocais e a epiglote), traqueia, brônquios e bronquíolos. Os brônquios e os bronquíolos formam a árvore brônquica.
21. O que é a hematose?
É a troca gasosa de oxigênio e gás carbônico que acontece no processo respiratório nos alvéolos pulmonares.
22. Diferencie uma glândula exócrina de uma glândula endócrina.
As glândulas secretam (liberam) substâncias no organismo. Quando essa liberação acontece fora da corrente sanguínea como a saliva é o exemplo de uma glândula exócrina. Quando a liberação acontece no sangue como os hormônios é o exemplo de uma glândula endócrina. O pâncreas, por exemplo, é uma glândula exócrina pois libera o suco pancreático no intestino mas também é uma glândula endócrina pois produz hormônios que circulam pelo sangue. Um desses hormônios é a insulina que permite a entrada de glicose nas células.
23. Qual a função do muco e dos pelos do nariz?
O muco umedece o ar e o aquece além de ser fundamental na retenção das impurezas do ar assim como os pelos que retém as impurezas maiores para que estas não venham a chegar aos pulmões.
24. O que são os alvéolos pulmonares?
São pequenas estruturas no final dos bronquíolos onde acontece a hematose, ou seja, a troca gasosa. Quando os alvéolos são danificados pela fumaça, por exemplo, acontece o enfisema pulmonar.
25. Qual a função da bile secretada pelo fígado?
No pâncreas acontece a digestão dos lipídios por ação de enzimas chamadas lípases. Só que esses lipídios não podem ser absorvidos pelo sangue. A bile então emulsifica os lipídios, ou seja, fazem com que eles se tornem solúveis em água e sejam absorvidos pelo sangue.
26. Qual a importância dos lipídios no metabolismo humano?
Funcionam como reserva energética, como isolante térmico e fazem parte da membrana das células. Podem ser metabolizadas para obter energia somente após acabar a glicose do sangue.
27. Por que o pulmão esquerdo é menor que o direito?
Para dar espaço físico ao coração.
28. Como os sistemas digestório, respiratório e circulatório estão relacionados?
Os nutrientes são obtidos a partir do sistema digestório e são encaminhados para o sangue. Da mesma forma o oxigênio é obtido pelo sistema respiratório e é encaminhado para o sangue. Uma vez no sangue essas substâncias são encaminhadas para as células do corpo humano através do sistema circulatório pelo sangue.
29. Que males os lipídios podem causar no organismo?
Desde processos inflamatórios até infartos, acidentes vasculares e pressão alta. Principalmente pelo excesso de consumo de gordura trans, que é uma gordura artificial produzida pelas indústrias, que se acumula facilmente nas artérias e aumenta a quantidade de colesterol ruim (LDL) e diminui a quantidade de colesterol bom (HDL) que protege o coração.
30. Qual a função do coração e como ele está dividido?
Bombear o sangue através dos vasos sanguíneos pelo corpo e está dividido em quatro cavidades: dois átrios que recebem sangue com pouca pressão dos pulmões do corpo e dois ventrículos que mandam sangue com muita pressão para o corpo e para os pulmões.
31. Qual a função do sangue e do que ele é formado?
Transportar substâncias pelo corpo. Formado por glóbulos vermelhos ou eritrócitos (transporta gases respiratórios), glóbulos brancos ou leucócitos (constituem nosso sistema de defesa imunológica), proteínas, gases respiratórios (oxigênio e gás carbônico), hormônios, glicose, lipídios, vitaminas, sais minerais e água.
32. Qual a função das proteínas do que elas são formadas?
Tem como principal função a de formar estruturas celulares e corporais e são formadas por um conjunto de aminoácidos ligados por uma ligação peptídica.
33. Qual a função do sistema urinário?
Eliminar com a água substâncias tóxicas chamadas excretas nitrogenadas (amônia, ureia e ácido úrico) para o organismo, originadas a partir do processo de metabolismo celular, formando a urina.
34. Quais são as estruturas do sistema urinário?
Rins (filtra o sangue removendo as impurezas que precisam ser eliminadas na urina), pelves renais, ureteres (levam essas impurezas diluídas em água até a bexiga), bexiga urinária (armazena a urina) e uretra (leva a urina da bexiga até o meio externo).
35. Como acontece a digestão das proteínas no corpo humano?
Inicia-se no estômago por ação do suco gástrico formado pelo ácido clorídrico e pela pepsina (enzima que digere proteínas). Essa digestão é finalizada do duodeno, no intestino pela ação do suco pancreático especificamente pela ação da tripsina (outra enzima que digere proteínas). A digestão das proteínas acontece, então, através destas enzimas que quebram as ligações peptídicas separam os diferentes aminoácidos.
36. Relacione a produção insulina e a diabetes.
O pâncreas como uma glândula endócrina produz um hormônio chamado insulina que permite a entrada de glicose nas células retirando-a do sangue. A falta desse hormônio gera o excesso de glicose no sangue caracterizando a diabetes. Uma pessoa diabética pode apresentar problemas na produção de insulina e precisa tomar reposição via injeção intravenosa. Outro hormônio produzido pelo pâncreas é o glucagon que tira a glicose do sangue e as transforma em glicogênio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário